Você saberia responder como paga tudo o que compra? Imagino que a resposta seja algo como : pago com meu salário ou meu dinheiro. A resposta não está errada, mas já parou para pensar que isso significa que tudo o que você compra, você paga com tempo.

Sim, você paga a vida que leva com o seu tempo.

O dinheiro que temos ,ganhamos através do nosso tempo. Do tempo que dedicamos ao trabalho. Logo, o dinheiro que gastamos também é  o tempo que dedicamos para ganha-lo. Um exemplo, aquela bolsa cara da vitrine no shopping não custa apenas aqueles tantos reais, ela custa o tempo que dedicou para ganhar aquela quantia. Aquele apartamento maior não custa apenas as parcelas do financiamento, custa todas as horas extras que fez e fará para pagá-lo.

E porque é importante pensarmos isso? Para entendermos que a moeda que estamos usando não é  real, dólar ou euro. A moeda que usamos é o nosso recurso mais importante e mais escasso: o tempo. E é tão importante e escasso porque não se repõe. Uma vez gasto, nunca recuperado.

Cada um de nós recebe uma quantia de tempo que vamos usando ao longo da vida. Cada dia à mais, é um a menos nessa conta.

Pense no seu salário. Você recebe um valor durante o mês e aos poucos vai usando essa quantia, até que ela se acabe e um novo recebimento chegue. Com o tempo também funciona assim, temos uma quantidade de dias, anos… e aos poucos essa conta vai diminuindo. Com uma grande desvantagem: o seu saldo bancário é fácil consultar, você sabe quanto de dinheiro ainda tem , o quando pode gastar, o quanto deve poupar. O tempo não nos dá essa chance. Vivemos como se fôssemos viver para sempre, que ilusão a nossa.

Ninguém sabe quanto tempo ainda tem. Ninguém sabe se esse saldo está tranquilo ou se esgotando.

A maioria das pessoas se queixa de falta de tempo, diz que gostaria de ter mais tempo para si. Mas isso se torna difícil se escolho um estilo de vida que me custa muito tempo. Se está me faltando tempo, talvez eu esteja trocando-o por outras coisas. Na verdade, não falta tempo para ninguém, o dia tem as mesmas 24 horas para todos.

Portanto, cada um tem a liberdade de escolher o estilo de vida que desejar, mas esteja consciente, isso não se paga apenas com dinheiro. Isso se paga com qualidade de vida, com saúde física e mental, com aquela conversa com amigos, com as refeições em família, com aquele fim de semana de descanso, com aquela visita à alguém especial. A vida se paga com tempo, e com tudo o que cabe dentro dele.

 

Facebook Comments Box